Páginas

terça-feira, 10 de março de 2015

FOLAR PORTUGUÊS



Olá Pessoal!

O pão de hoje é tradição em Portugal e possui uma história muito interessante, aliás, preciso dizer que sempre que se trata de uma culinária com história e tradição eu gosto muito de saber qual é, até para compreender a cultura da região.
A história do folar português é tão atinga que não se sabe exatamente quando surgiu, mas sabe-se que surgiu no período da quaresma e é muito consumido na páscoa.
"Sabe-se que uma jovem aldeã de nome Mariana tinha como grande objetivo de vida casar cedo. Tanto ela rezou para Santa Catarina, que lhe apareceram dois pretendentes ao mesmo tempo: um lavrador pobre e um fidalgo rico. A única coisa que era comum aos dois era a beleza e juventude da jovem.
Indecisa quanto à escolha a tomar, a jovem pediu novamente ajuda a Santa Catarina. Ambos os jovens pressionavam Mariana a escolher, tendo mesmo o jovem lavrador marcado o Dia de Ramos como data limite para a resposta.
Segundo a lenda, no dia Dia de Ramos, os dois jovens pretendentes envolveram-se numa luta de morte e Mariana acabou por se decidir pelo lavrador Amaro. Contudo, ela vivia preocupada e receosa porque constava que o fidalgo iria aparecer no dia do casamento para matar Amaro.
Mais uma vez, Mariana, recorre a Santa Catarina e ao que parece, a Santa sorriu-lhe enquanto Mariana rezava. Mais tranquila e agradecida, Mariana ofereceu flores à sua Santa. Quando chegou em casa tinha em cima da mesa um pão com ovos inteiros e as flores que tinha oferecido à Santa. Aflita, Mariana dirigiu-se a casa de Amaro para lhe contar o que ocorreu, mas ele também tinha recebido um pão e flores. Ambos pensaram que tinha sido obra do fidalgo e quando o procuraram para agradecer, verificaram que ele também tinha um pão e flores.
É por isso que este pão chamado folar se tornou uma tradição que é compreendida como a celebração da reconciliação e da amizade. Durante as festividades cristãs da páscoa, o afilhado costuma levar, no domingo de ramos, um ramo de flores à madrinha de batismo e esta, no domingo de páscoa, oferece-lhe um folar.
Ingredientes: *copo 240 ml

240 g ou 5 ovos
240 g ou 1 copo água morna
42 g ou 4 c.s. azeite
600 g ou +/- 5 copos farinha de trigo
6 g ou 1/2 c.c. sal
12 g ou 1 c.s. açúcar
14 g ou 1 1/2 c.s. fermento biológico seco

Preparo:

Na máquina de fazer pão: Programar no ciclo massa e colocar todos os ingredientes conforme a ordem do fabricante.

À mão: Misturar todos os ingredientes seco, lembrando que o sal não pode entrar em contato direto com o fermento. Fazer um buraco e ir colocando gradativamente os líquidos. Sovar bem até homogeneizar a massa. Deixar dobrar de volume.

Após o modo de preparo: Modelar a massa conforme gosto pessoal. Se quiser pode rechear.

Recheio:

200 g de linguiça calabresa frita

Cobertura:
Pincelar com gema e margarina ou gema e café

Forno pré-aquecido.
Tempo médio para assar 20 minutos. ATENÇÃO: Esse tempo sofre variação de forno para forno, então sempre verifique (bata no fundo do pão, se o som for oco está bom

Essa receita me foi passada pela maravilhosa Cleo Rosa do grupo do facebook Máquina de Fazer Pão & Cia.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário